segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Construção da identidade e a relação com o outro: sujeito psíquico e subjetividade, problematização do conceito na contemporaneidade.

O ser humano é composto de fatores que remetem a três idéias principais: a constância não existe, sujeito composto de uma “pluralidade de pessoas psíquicas” e no auto conhecimento (Enriquez, 2001). A primeira idéia, remete o ser humano a vários tipos de mudanças previsíveis  e imprevisíveis, ou seja, aquelas que ocorrem com o desejo pela mudança e outras que ocorrem até mesmo sem serem percebidas, isso através do tempo e relacionada ao ambiente social em que a pessoa está inserida. A segunda ideia está relacionada às diferentes atitudes das pessoas diante das situações cotidianas, logo entende-se que para conhecer  a verdadeira identidade do próximo, é necessário conhecê-lo em todos seus ambientes de convivência, além disso,  as ações do individuo reagem conforme sua ambição em determinado meio, assim é utilizado algumas características individuais para se alcançar o que deseja. A última ideia diz respeito a identidade do outro que reflete na  minha identidade vice-versa (Ciampa, 1989), a identidade pessoal não é formada apenas de máscaras, mas na construção de um “si” que evolui e é o ator da própria história.

Construção do sujeito: quem sou? Mudanças? Pluralidade? 
Dentro desse contexto, diante da construção do sujeito, deve-se ter em mente que  as mudanças são reguladas por um homem possui um coração e uma mente, o qual durante a construção de sua identidade, procura a “centralização em uma interioridade (que favorece a igualmente a exteriorização) está se tornando objeto de numerosas investidas por parte dos empresários, por um lado,e por parte dos fanáticos religiosos, por outro” (Enriquez,2001). Assim, a identidade é uma construção que  visa  evoluir com o tempo e durante esse percurso, cada pessoa tende a se apoiar em um determinado meio como a Igreja ou mesmo sendo aproveitada por outro, como as empresas,as quais criam sentido para o individuo se prender a ela, com os padrões estabelecidos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário