segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sociedade do conhecimento, novas tecnologias e os espaços de formação

Unesp,  uma universidade reconhecida no Brasil por sua capacidade, apresentou um episódio lamentável  durante os jogos universitários conhecidos como Inter Unesp, que reuniu mais de 23 campus em Araraquara. Rodeio das Gordas, foi uma “competição” na qual os homens montam-se em cima das meninas mais gordas representando um rodeio, uma forma de opressão a imagem estereotipada da beleza.

A luta entre os oprimidos e opressores no Bullying.
Estudantes que podem ser considerados educados, atingiram que nível de educação? Até que ponto, o outro é diferente? Até que ponto a maioridade dá a maturidade para tomar certas decisões? Atitudes iniciadas como uma brincadeira, por um lado; por outro, normalmente à aquele que sofre  é vista como bullying que independe das classes sociais , da diferença cultural e da idade, pois  tem-se a ideia de educação privilegiada para os mais favorecidos; algumas vezes é considerada uma cultura superior a outra, ou uma pessoa com 18 anos, com capacidade de discernimento entre o certo e o errado. O caso acima, infelizmente, é apenas mais um exemplo dos que acontecem na atualidade. Desta forma, entende-se que a capacidade de tomar decisões independe da idade e a redução da maioridade penal para 16 anos é uma desculpa da sociedade diante de seus próprios erros, o qual o jovem é influenciado pelo exemplo dos mais velhos e a pressão da sociedade para a inserção no mercado de trabalho, “ser alguém na vida”, como se apenas isso fizesse uma pessoa.
O Bullying pode ser considerado uma forma de afrontamento dos jovens diante de sociedade e uma forma de interagir em grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário