Quais as metáforas que podemos identificar a partir da leitura do texto de Birman e no trecho do filme “Alice no país das maravilhas”?
Podem-se identificar no filme, algumas situações em que o autor cita em seu texto, como o momento que Alice irá se casar, afinal ela não aceita o pedido de casamento para seguir seus pensamentos e se compara a uma senhora que foi submetida a aceitar a mesma situação, o que cai no conceito de servidão voluntária a qual o ser humano pode decidir sobre os fatores que o cerca, porém opta para o que lhe traga atenção e alguma maneira de amparo, lembrando-se que Alice não aceitou essa situação, mas a senhora que ela comparou, sim. Além disso, o casamento em si representa uma estratégia de poder, a qual a pressão exercida sobre Alice, tenta fazê-la aceitar a determinada situação, como por exemplo, todas as pessoas vendo o pedido de casamento, a posição que o noivo é sujeitado, o próprio jogo de palavras e como Birman apresentou em seu texto, “ O saber como discursividade e como jogos de fala, pela mediação da vontade dos homens, articula-se com as estratégias do poder, de forma a se tecer as novas modalidades de servidão”. Uma cena interessante que representa o desamparo, é quando Alice esta caindo. Durante a queda não há em que se agarrar, a que se prender, da mesma forma que o desamparo age na pessoa e isso justamente pertence a um processo de identificação de Alice, pois conforme Birman citou Freud, para existir uma identidade é necessário passar processo de perda, passando pelo desamparo e toda a dor que cerca isso.
 |
| Decisão de Alice. |
Após a queda, Alice cresce e diminui algumas vezes para que consiga entrar no país das maravilhas, mesmo sendo um filme, esta implícita a ideia de que no centro da modernidade esta o sujeito. Não há nenhuma mudança no ambiente e sim na Alice, pois assim como no texto, o individuo é o centro. Para nós, assim representaram-se as metáfora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário